segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais.


Uma grande maioria de mulheres sofre de dores durante o seu ciclo menstrual, mas para algumas delas, as dores menstruais são duras e impedem-nas de fazer as suas atividades diárias com normalidade nesses dias. As dores menstruais também podem vir acompanhadas de outras dores como cólicas fortes, dor de cabeça, náuseas, vômitos, inchaço, retenção de líquidos e mal estar. Embora tenhamos ao nosso alcance medicamentos que nos ajudem a reduzir estas dores, também existe a possibilidade de recorrer a métodos mais naturais e inofensivos. Neste artigo de mostramos-lhe alguns conselhos para que saiba como aliviar a dor menstrual com remédios naturais.
Instruções
1. Tomar infusões de ervas naturais é um remédio muito bom que pode ajudá-la a aliviar a dor menstrual. As infusões de canela, camomila e prímula são as mais indicadas para acalmar este tipo de dores:
  • A infusão de canela é ideal pelo seu grande efeito relaxante e porque, para além disso, ajuda a regular os ciclos menstruais irregulares.
  • A infusão de camomila contém compostos florais favoráveis para aliviar as dores de ovários.
  • A infusão de prímula utiliza-se especialmente para regular o ciclo menstrual e favorecer o relaxamento do útero. Trata-se de uma das ervas que melhor funciona para combater a dor menstrual.
2. Outro remédio natural que pode servir para aliviar as dores durante o ciclo menstrual é inalar a essência de algumas plantas e flores. É aconselhável para acalmar as cãibras estimular o relaxamento dos músculos. Plantas como a manjerona, lavanda, zimbro, bálsamo, menta ou alecrim são adequadas no tratamento de dores menstruais.
3. A aplicação de calor na zona do ventre é bom para se relaxar e aliviar a dor menstrual. Tome um banho de água quente ou utilize uma almofada térmica ou bolsa de água quente e coloque-a mesmo sobre a zona dorida. Descanse uns minutos e notará como as dores diminuirão e se sentirá melhor.
4. Por outro lado, as massagens abdominais e lombares também ajudam a diminuir e aliviar as dores menstruais. Massaje a zona dos ovários e lombar durante uns minutos e inclua o uso de óleos essenciais de alecrim, sálvia ou de cipreste que são muito eficazes para suportar melhor a dor.
5. A prática de exercício físico durante os dias do ciclo menstrual melhora o fluxo sanguíneo e pode ajudá-la a superar as dores menstruais. É importante realizar exercício de intensidade moderada e suave, sobretudo quando as dores são demasiado fortes. Basta sair de casa e caminhar todos os dias ou fazer uma série de alongamentos.
6. A dieta tem uma função chave no processo hormonal, pelo que é aconselhável seguir uma alimentação equilibrada. Nos dias antes da menstruação e durante o ciclo menstrual é recomendável consumir alimentos ricos em fibra e ferro e beber bastante água para diminuir a sensação de inchaço. Evite também alimentos demasiado processados e o consumo de café e álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário